VIDEOAULAS TEATRO DE RUA

videoaulas e oficinas gratuitas

As videoaulas trazem abordagens acerca da prática dos grupos, dramaturgia, encenação, cenografia, figurino e preparação de atores na perspectiva de criação para o Teatro de Rua. As aulas estão gravadas e serão exibidas nos dias e horários indicados abaixo.

Logo após a exibição de cada videoaula, somente aos inscritos, será aberta sala na plataforma ZOOM com a presença dos profissionais que ministraram as aulas para bater papo, tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre os conteúdos apresentados nas videoaulas.

Os inscritos receberão certificados de participação..

ALEXANDRE MATE

Sábado - 07/11

15h

Professor aposentado dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do Instituto de Artes da Unesp; e, professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação da mesma instituição. Dentre um conjunto de processos de pesquisa (teatro épico; teatro de grupo, sobretudo paulistano; teatro político) desenvolve, também, uma reflexão dedicada ao teatro de rua e nesta edição da Mostra Cia Fábrica compartilha o resultado deste estudo.

FÁBIO RESENDE

Sábado - 14/11

15h

Mestre em artes cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp, diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro. Integrante fundador da Brava Companhia – coletivo teatral da cidade São Paulo fundado em 1998. Entre os últimos trabalhos com o grupo estão: Corinthians, meu amor – Segundo Brava Companhia - uma homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo; Este Lado Para Cima - isto não é um espetáculo; e. A Brava. Integra a Rede Nuestra América das Escolas de Teatro Político e a coordenação político-pedagógica da Escola de Teatro e Vídeo Popular de São Paulo. Participa da Rede Brasileira de Teatro de Rua; Movimento de Teatro de Grupo de São Paulo; e, MOTIN (movimento dos teatros independentes).

LICKO TURLE

Sábado - 21/11

15h

Pesquisador, ator e diretor teatral criou o GESTO - Grupo de Estudos de Teatro do Oprimido. Atualmente, é professor da Licenciatura em Teatro da SEAD/UFBA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores da Pós-Graduação em Artes Cênicas – Abrace. Recebeu os prêmios Procena-RJ/2001, Artes Cênicas na Rua/2009, Interações Estéticas/2010, Arte Negra/2013 e Rumos Itaú Cultural/2014. Autor e organizador de sete livros sobre seus objetos de pesquisa: Estudos em Teatros Negros, Estudos em Teatro do Oprimido e Estudos de Teatros de Rua.

TICHE VIANA

Sábado - 28/11

15h

Atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP SP). Especializou-se na linguagem das máscaras e na Commedia Dell´Arte, na Itália, pela Università degli Studi di Bologna e pelo Firenze of Papier Machê. É Doutora em Artes da Cena, pela UNICAMP e Integra o FLIGSP, Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo. É sócia fundadora do Barracão Teatro, espaço de criação e pesquisa localizado em Barão Geraldo / Campinas / SP.

CALIXTO DE INHAMUS

Sábado - 05/12

15h

Dramaturgo, roteirista, diretor, ator e professor de dramaturgia que sempre teve o seu trabalho em teatro ligado aos grupos. Nas décadas de 70 e 80 foi uns dos fundadores do Grupo de Teatro Mambembe e do Grupo Arte Viva. Nos últimos anos, escreveu Sonhos Roubados, Cia. da Cidade, de São José dos Campos; Antígonas, Cia. Fábrica de São Paulo; e, neste ano, A longa Caminhada em Busca do Entendimento de uma Perda Irreparável, Grupo Terra Rasgada, de Sorocaba. Na TV, com Valter Avancini, escreveu os últimos 120 capítulos da novela Mandacaru, e foi coordenador de textos no SBT (2005/2006).

ROBERTO ROSA

Sábado - 12/12

15h

Diretor, ator e produtor. Dirigiu os espetáculos da Cia. Fábrica São Paulo numa produção de doze montagens. Atuou em Hamlet Machine, com o Teatro Livre de Munique; em O Santeiro do Mangue e As Bacantes, direção de José Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina; e, em A Falecida e Macbeth, direção de Robert McCrea. Atualmente, aprofunda suas pesquisas em Teatro Físico e Rua, além de coordenar o projeto TEATRO NOS PARQUES. Idealizador e produtor da Mostra da Cia Fábrica.