top of page
Logo 2
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

DOCUMENTÁRIOS

raizes1.jpg

GRUPO ARTÍSTICO CULTURAL

RAÍZES DA JURÉIA

Disponível para assistir

O fandango do Vale do Ribeira e Peruíbe, música tradicional caiçara expressa em ritmos e danças diversas, preservado na musicalidade do grupo Raízes da Juréia. Culturas, hábitos e vida em sociedade nas vozes de caiçaras residentes na praia do Guaraú. 

Mestre Ciro Xavier Martins é tocador, conhecedor da cultura caiçara, sendo canhoto aprendeu a tocar na viola do pai que não permitia que ele virasse as cordas, e desde então toca com as cordas trocadas. Toca todos instrumentos de corda, da viola caipira de 10 cordas à rabeca, participando de inúmeros festejos em todo litoral paulista, preservando as práticas tradicionais caiçaras dentro dos seus territórios de origem.

Baobá 2.jpg

GRUPO CULTURAL E ARTÍSTICO BAOBÁ DE MALÊ

Disponível para assistir

Espaço Cultural Quilombo Baobá, em Peruíbe (SP), com forte atuação social no bairro do Caraguava, mantém viva a cultura popular brasileira por meio da disseminação de práticas e saberes presentes na cultura pernambucana.

Moxé dos Malês é mestre de cultura popular e consagrado mestre de capoeira pela Porto dos Malês. Ao lado de Badía Nagô, transmitem seus conhecimentos através do desenvolvimento da capoeira e de estudos das manifestações culturais como o “Côco”, “Ciranda”, “Baque de Maracatu”, “Frevo”, “Cavalo Marinho”. Em seus shows, os brincantes se revezam entre vocais, xequeres, alfaias, ngomas, pandeiros e ganzás. São mestres, músicos, artistas, cantadores, tocadores, dançadores, educadores.

PROGRAMAS

Grupos com forte atuação em teatro de rua expõem seus processos criativos e espetáculos, revelando os bastidores da criação. 

quasecinema
Mamulengo1
naufragos
condessa

CIA. QUASE CINEMA

Delírio, Sombras do Inconsciente

Disponível para assistir

 

“Delírios, sombras do inconsciente” , performance que pesquisa a loucura como material poético e utiliza a arquitetura como parte da obra, um cinema vivo.
Trabalho híbrido, que nasceu nas artes cênicas e dialoga com a arquitetura, cinema, dança, performance e artes plásticas.
Inspirado nos seres fantásticos da ilha do Prospero “A Tempestade de Shakespeare”. 

MAMULENGO DA FOLIA

A folia no Terreiro do Seu Mané Pacaru

Disponível para assistir

O Mamulengo da Folia é o teatro popular despojado e apresentado dentro de uma barraca sanfonada, onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos. 

Danilo Cavalcante, (o criador do mamulengo da folia) nasceu no sítio de Taruassu, Canhotinho/PE. Um brincante que se destaca a revitalização do teatro de mamulengo, tanto aqui na região sudeste como em Pernambuco.

CIA. DOS NÁUFRAGOS

A Ilha Desconhecia

 

Disponível para assistir

 

O espetáculo reconta através de uma trupe de atores/marinheiros uma simples história: um Homem vai à procura da Ilha Desconhecida, com a convicção de que só se conheceria quando na ilha estivesse. Também é a história de uma Mulher que, por intermédio do destino, têm sua vida entrelaçada à do Homem. Livremente inspirada na obra de José Saramago.

BARRACÃO CULTURAL

A Condessa e o Bandoleiro

Disponível para assistir

 

Uma condessa entediada decide sair da vida tediosa da riqueza e atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama.  No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.

rosadosventos
Julia

ROSA DOS VENTOS

A Farsa do Advogado Pathelin

Disponível para assistir

 Com muito humor, improvisos, trocadilhos com o público, num tom muitas vezes escatológico e impudico, o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin revela o ser humano em sua ganância e habilidade para tirar vantagens. A Farsa do Advogado Pathelin mexe com os poderes morais e políticos, levando à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre, entorpecidos pela oportunidade de trapacear a todos e a si próprios.

CIRQUINHO DO REVIRADO

Júlia

Disponível para assistir

 

 Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta "se viram". Não é fácil ter pernas!

cenica
Creonte_e_Tirésias_3.JPG

CIA. CÊNICA

Sabiás do Sertão

 Disponível para assistir

 

Abordando a história de Castatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher, o espetáculo reverencia o casal , expoente da música caipira. O circo e o rádio presentes na trajetória da dupla são trazidos à cena por uma companhia ambulante de teatro, com artistas rapsodos que contam, vivem, tocam, dançam e cantam canções imortalizadas nas vozes desses “sabiás do sertão”.

CIA. FÁBRICA SÃO PAULO

Antígonas

 Disponível para assistir

 

A Cia Fábrica apresenta o texto clássico de Sófocles numa versão popular para teatro de rua. Esta tragédia escrita em 440 AC – período em que a população grega começava a exigir os seus direitos – traz consigo um enorme valor artístico e poético que se mantém atual, especialmente, no exercício de pensar a participação do cidadão nas decisões do Estado. 

barra de logos.jpg
bottom of page