MOSTRA DA CIA. FÁBRICA será online!

A MOSTRA DA CIA. FÁBRICA teve início em março de 2018 com o objetivo de trazer à Peruíbe (SP) a atual produção teatral do estado em um intercâmbio artístico com grupos de teatro de diversas cidades.

 

Já se apresentaram, gratuitamente, grupos de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Suzano, Presidente Prudente, São Paulo, Peruíbe, São Sebastião e Guararema.

Nesta nova edição em 2020, abre sua programação para o diálogo com os fazedores de cultura locais por meio de um conjunto de ações que envolvem agentes públicos, secretarias, setores da economia criativa e agentes de turismo.

Programação NOVEMBRO 2020

1. VIDEOAULAS TEATRO DE RUA – A Cia. Fábrica receberá Alexandre Mate, Calixto de Inhamus, Tiche Viana, Licko Turle, Fábio Resende e Roberto Rosa em seis videoaulas sobre dramaturgia, encenação, cenografia, figurino e preparação de atores na perspectiva de criação para o Teatro de Rua.

2. VIDEOAULAS IDENTIDADE CAIÇARA – Duas videoaulas ministradas por Fátima Cristina Pires que nos trará as riquezas culturais e o processo de aculturação determinantes na formação da identidade caiçara.

3. VIDEOAULAS ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS – Cassiane Tomilheiro trará em quatro videoaulas a trajetória de criação de um projeto, a partir de modelos de editais; critérios de seleção; e, estruturas de orçamento e cronograma.

4. EXPOSIÇÃO DE ARTEFATOS INDÍGENAS E CAIÇARA – Ao todo, serão expostas 45 peças que reúnem utensílios e artefatos da aldeia indígena Nhamandu Mirim e das comunidades caiçaras, ambas localizadas em Peruíbe (SP). As peças estarão acompanhadas de textos e áudios explicativos.

5. PROGRAMAS GRUPOS DE TEATRO DE RUA BRASILEIROS – A Cia. Fábrica receberá os grupos Cirquinho do Revirado (Criciúma - SC), Brava Companhia (São Paulo – SP), Mamulengo da Folia (Guararema – SP), Circo Teatro Rosa dos Ventos (Presidente Prudente – SP), Cia. dos Náufragos (Campinas – SP), Barracão Cultural (São Paulo – SP), Trupe Olho da Rua (Santos – SP) e Cia. Cênica (São José do Rio Preto – SP). Os programas trarão espetáculos e entrevistas com elenco, diretores(as) e dramaturgos(as) falando sobre os grupos e seus processos de criação. Ao todo, serão apresentados 8 programas diferentes em datas e horas marcadas.

6. VIDEODOCUMENTÁRIO BAOBÁ DE MALÊ – O grupo Baobá de Malê (Peruíbe - SP) trará os universos musicais e culturais de suas comunidades de origem. Mestre Moxé dos Malê é mestre de cultura popular formado no celeiro cultural pernambucano, e consagrado mestre de capoeira pela Porto dos Malês. Ao lado de Badía Nagô, mantêm manifestações culturais como o “Côco”, “Ciranda”, “Baque de Maracatu”, “Frevo”, “Cavalo Marinho”, dentre outros.

7. VIDEODOCUMENTÁRIO RAÍZES DA JURÉIA – O grupo Raízes da Juréia  de Mestre Ciro Xavier (Peruíbe – SP) trará o FANDANGO, música popular caiçara expressa em danças e ritmos diversos, acompanhado de depoimentos de moradores da reserva ecológica da Juréia-Itatins a respeito das práticas comunitárias das danças e de suas raízes culturais.

8. FEIRA CRIATIVA – A feira colocará à venda produtos e peças artesanais de empreendedoras locais que produzem por meios sustentáveis voltados para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.

9. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – As crianças também têm a sua vez. A atriz Patrícia Vignoli por meio de diversos personagens, pequenos cenários, figurinos e bonecos trará, em dois programas exclusivos, histórias do rico patrimônio imaterial do litoral sul paulista. Pais, fiquem atentos.!

10. PLANTÃO PERMANENTE – Durante toda a realização da Mostra, a Cia. Fábrica ficará à disposição para atendimento individual de artistas, produtores e interessados na elaboração de projetos culturais.