MOSTRA DA CIA. FÁBRICA - Oficinas Inscrições

OFICINA IDENTIDADE CAIÇARA

3 encontros de 2h. Aberta ao público em geral. Capacidade: 20 vagas.

Ministrada por Fátima Cristina Pires.

Dias 11, 18 e 25 de maio - segundas das 19h30 as 22h.

As oficinas serão independentes e sequenciais com temas que se complementam.

 

A oficina traz as riquezas culturais e o processo de aculturação na perspectiva da identidade caiçara pós século XVI até o seu enfraquecimento e quase total perda a partir de meados do século XX, numa ampla visão em relação ao patrimônio material e imaterial existentes e como seus bens e suas práticas podem ser preservados ao lado do desenvolvimento econômico, mantendo a identidade e enriquecendo o turismo cultural na região.

Fátima Pires. De origem caiçara, Fátima é licenciada e bacharel em história pós-graduada em patrimônio histórico e mestre em educação pela UNISANTOS.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

4 aulas de 3h. Público alvo: artistas, produtores e pessoas interessadas. Capacidade: 20 vagas.

Coordenação: Cassiane Tomilheiro.

04 encontros com três horas de duração, nos dias 23, 25 e 30/06 e 02/07/2020, das 19h as 22h.

A teoria e a prática serão trabalhadas de forma integrada, por meio de ferramentas que ajudem a compreender a trajetória de criação de um projeto. As aulas acontecerão por meio de conteúdos expositivos, práticas coletivas e compartilhamento de experiências. Para isso, será estudado modelos de editais, critérios de seleção, projetos já desenvolvidos, estruturas de orçamento e cronograma e, em seguida, praticar a construção de projetos coletivos ou individuais.

Sócia produtora da Cais das Artes e integrante do coletivo Caju Cultura, atualmente faz o acompanhamento da gestão de grupos e projetos culturais. Cursou o Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do MINC e Senac (2013), Introdução ao Dragon Dreaming para projetos criativos (2014) e o Curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP (2018). 

OFICINA DE TEATRO

12 aulas de 3h. Para atores e não atores. Capacidade: 20 vagas.

Coordenação: Roberto Rosa.

De 08  de junho a 03 de julho, Todas as segundas, quartas e sextas, das 19h as 22h.

 

Pelo fato da cidade de Peruíbe não possuir teatro entre seus equipamentos culturais, a oficina abordará a formação do ator/atriz na linguagem de teatro de rua, visando estimular a formação de grupos na região. Serão praticadas formas de narrativas utilizadas no Teatro Épico e a interpretação naturalista para o Teatro Dramático.

O foco neste processo está voltado para a investigação do ator criativo a partir das suas relações com o universo sociocultural, entendendo o teatro como um processo construído a partir das relações entre o indivíduo e a sociedade.

Diretor, ator e produtor. Dirigiu e produziu os espetáculos da CIA. DE TEATRO FÁBRICA SÃO PAULO numa produção de doze montagens. Como ator trabalhou, entre outros, com o inglês Robert McCrea nas montagens de A FALECIDA e MACBETH; com George Froscher e Kurt Bildstein, do Teatro Livre de Munich, em HAMLET MACHINE; Em ANTÍGONAS, montagem recente da Cia. Fábrica dirigida por Mário Santana; e, no Teatro Oficina em O SANTEIRO DO MANGUE e AS BACANTES, direção Zé Celso.